Gestão do Tempo

OBJETIVOS: · Fornecer instrumentos para o adequado “Gerenciamento do Tempo”, dentro e fora da organização, respeitando as características de cada pessoa. · Levantar os “Desperdiçadores de Tempo” pessoais e organizacionais.

Descrição

Utilizando a gestão do tempo para melhorar os resultados profissionais e pessoais – uma nova abordagem

GESTÃO DO TEMPO - Uma Nova Abordagem

Pesquisas mostram que em termos de utilização dos hemisférios do cérebro, há um equilíbrio quase perfeito: aproximadamente 50% da população mundial utiliza, de forma prioritária, o lado esquerdo do cérebro, o lado da lógica, dos dados, dos fatos concretos e da organização. Enquanto que os outros 50%, têm maior tendência a utilizar o lado direito, o lado da criatividade, da ambiguidade, dos sentimentos e da intuição.

Acontece que, tradicionalmente, os programas de administração do tempo e as ferramentas para sua aplicação, sempre foram desenhados para pessoas com características lógicas de predominância.

Isto faz com que a parcela de pessoas mais intuitivas se sinta extremamente desconfortável para colocar em prática os princípios e ferramentas tradicionais. Faz com que realizem um tremendo esforço, mas acabem sucumbindo e desistindo de aplicá-los. Não sem antes sofrer um enorme sentimento de frustração e incompetência.

Devemos também considerar que as ferramentas tradicionais não estão cumprindo totalmente seu papel, uma vez que, mesmo aqueles que se sentem confortáveis com sua aplicação, estão sempre reclamando da falta de tempo. Este, aliás, é um problema que parece ser de todas as pessoas e, obviamente, de todas as organizações.

Curiosamente, o tema “administração do tempo” é também trabalhado e discutido de forma paradoxal, pois, a maioria dos programas é focada na otimização das atividades e tarefas que as pessoas tem que cumprir durante a sua jornada de trabalho e, ao mesmo tempo, as empresas vem mudando a sua maneira de atuar e os seus procedimentos para focalizar a qualidade de vida de seus colaboradores dentro e fora das organizações, dando cada vez mais valor à máxima: trabalhar menos para produzir mais.

Foi pensando e “vivenciando” todos estes paradoxos que criamos um programa para todos aqueles que necessitem aprimorar os seus processos de “Gerenciamento do Tempo” de uma forma mais ampla, contemplando o seu melhor aproveitamento, tanto dentro como fora das organizações, bem como respeitando e buscando uma convivência harmoniosa e produtiva entre as pessoas, tanto as que utilizam mais o lado esquerdo quanto as que utilizam mais o lado direito do cérebro.Este programa apresenta ferramentas diferenciadas, práticas e adaptáveis a cada estilo pessoal e às realidades profissionais específicas em que cada um vive.

OBJETIVOS:

· Fornecer instrumentos para o adequado “Gerenciamento do Tempo”, dentro e fora da organização, respeitando as características de cada pessoa.

· Levantar os “Desperdiçadores de Tempo” pessoais e organizacionais.

CONTEÚDO:

· Como você gerencia as suas atividades?

· Gerenciando adequadamente de forma lógica ou intuitiva.

· Gerenciamento dentro e fora da organização.- Planejando

- Priorizando

· Utilizando o GUT

- Agendando

- Seguindo o Planejado

- Descontaminando

- Compondo

- Dizendo “Não”

- Negligenciando

- Divertindo-se

· Os desperdiçadores de tempo dentro da organização.

- Levantando os desperdiçadores

· Os Quadrantes do Tempo

- Trabalhando o que é importante

· Balanceando o tempo

· Reuniões produtivas


RESULTADOS ESPERADOS:

Ao final do programa os participantes, aplicando as ferramentas que melhor se adaptem a sua situação profissional e pessoal, estarão capacitados a gerenciar seu tempo de forma mais produtiva.

A QUEM SE DESTINA:

Todos aqueles que tenham necessidade de melhorar a sua gestão do tempo. 

METODOLOGIA:

O programa será desenvolvido de forma teórica e prática, envolvendo apresentação dialogada, exercícios e dinâmicas de grupo de grupo.

Além disso, serão distribuídos materiais específicos que facilitarão a aplicação das ferramentas apresentadas.

Como forma de ajudar a aplicação no dia a dia, a cada dois meses, durante os seis meses seguintes, enviaremos um material para reflexão e auto avaliação da aplicação real das ferramentas.

CARGA HORÁRIA:

08 horas

INSTRUTORES:

Jorge Mac-Dowell

Humberto Souza

CURRÍCULO DOS FACILITADORES:

Humberto Cesar Costa de Souza

Graduado em Administração de Empresas participou de diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Planejamento, Gestão de Recursos Humanos, Remuneração, Desenvolvimento Gerencial, Relações Trabalhistas, Gestão do Tempo, Empowerment e Apresentações. Atua na área de Recursos Humanos desde 1979, tendo exercido funções gerenciais no HSBC, Grupo Nutrimental, Cia de Cigarros Souza Cruz, Sindicato da Indústria Petroquímica da Bahia, Banco do Estado da Bahia e Grupo Votorantin Nordeste.

Membro da ASTD – American Society for Training and Development onde participou de congressos em 1995 / 96 /97 /98 /99 /2000 /2001/2007 e 2008.

Diretor da Bahia Consult desde 2006, Gerente Regional de Recursos Humanos do HSBC de 2000 a 2006, diretor da GDE – Grupo de Desenvolvimento Gerencial entre 1993 e 2000 e Gerente Geral de Recursos Humanos do Grupo Nutrimental de 1991 a 1993. Realizou Consultoria e / ou programas de Desenvolvimento Gerencial para: ABB Service, ALBANY, AMANCO, ARTEFAMA, BANESTADO, BOSCH, BOTICÁRIO, CAMARGO CORRÊA, EMBRACO, FUNDAÇÃO FRITZ MÜELLER, INEPAR, MIRA OTM, NUTRIMENTAL, NUTRON, RPC, ROQUECORREIA AUTOMAÇÕES, RENAULT, SENAC, SENIOR SISTEMS, TBG, TEKA, TRITEC, TUPER, URBS, VAN LEER E VOLVO DO BRASIL, entre outras.

Jorge Mac-Dowell

Graduado em Economia com Pós Graduação em Recursos Humanos pela PUC/RJ, participou de diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Planejamento, Remuneração, Apresentações, Gestão do Tempo, Desenvolvimento e Desempenho de Recursos Humanos no Brasil e nos Estados Unidos.

Atua na área de Recursos Humanos desde 1970, tendo exercido funções gerenciais e de direção no SERPRO, NCR do Brasil e Líquid Carbonic. Membro da ABRH/PR e “Lead Assessor” formado pela David Hutchins International.

Membro da ASTD tendo participado de vários congressos entre 1995 e 2008

Titular da IMPROVEMENT – Qualidade, Negócios e Cursos no Exterior, tendo realizado Consultoria e/ou atividades de Desenvolvimento Gerencial/Organizacional, entre outras, para: ABB Service, ALBANY, AMANCO, ARTEFAMA, BLOUNT, BOSCH, BOTICÁRIO, Cia de Cimento Portland Rio Branco, EMBRACO, FLASH PACK, FUNDAÇÃO FRITZ MÜELLER, FUNDAÇÃO DOM CABRAL / VISANET / TIM, FUNDIÇÃO TUPY, FURUKAWA, GRALHA AZUL, INEPAR, INTERCONTINENTAL, LIQUID CARBONIC, MARCO POLO, MULTIBRÁS, NISSAN, NUTRIMENTAL, PETROBRÁS, RENAULT, RPC, SENAC, SESI, SERCOMTEL, SPAL, TBG, TEKA, TERMOTÉCNICA, TRITEC, TUPER e VOLVO DO BRASIL.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO ATRAVÉS DE: contato@sbdh.com.br ou (41) 3272-2368

 

 

Deixe seu Comentário

Comentar


Nome:


Email:

Seu E-mail não será divulgado!

Site:


Comentários:



Aviso: Os comentários estão sujeitos a moderação.