Artigos

Amplie a Visão e Assuma o Controle


Algumas vezes temos que olhar os acontecimentos através de óculos novos, ver ângulos diferentes e ampliar a visão, para entender as regras atuais do jogo da vida.  

É o caso das situações que colocam em xeque anos e anos de trabalho dedicado e, lançam sombras perturbadoras sobre o futuro. Surgem indagações como - por que eu fui despedido? Ou, por que não consigo emprego? Ou ainda, - Por que esta desgraça aconteceu justo para mim? 

É claro que você está no direito de sentir raiva e frustração se foi maltratado pela vida, pois é uma pessoa de bem e merece o melhor. Também é verdade que depender de que, outros, encontrem uma solução justa para o seu caso é agir como a pessoa que, para pegar o rato que a impedia de ter uma boa noite de sono, colocou na ratoeira a fotografia de um queijo. E, na manhã seguinte, o que encontrou lá foi a fotografia de um rato.

Depois de tratar as feridas, é preciso agir, porque compreender a razão de um acontecimento pode amenizar o desconforto, mas não é garantia de felicidade, e tão pouco paga as suas contas.  E em vez de questionar o porquê de isso ter me acontecido, ou o que fiz para merecer isso, melhor seria perguntar: já que isso me aconteceu, o que eu vou fazer?

Estar à margem do mercado de trabalho tradicional, por exemplo, pode ser indesejável, mas já é um fato previsível. Reflita, será que o mercado é mesmo cruel ou alguns de nós é que insistimos em querer algo que já não existe?

Passam-se os anos e os rituais se repetem - calouros festejam o tão sonhado trote, enquanto os formandos, novíssimos, estão disponíveis para o mercado, deixando em apuros os profissionais qualificados, atualizados e experientes, considerados velhos aos quarenta e poucos anos.


O que fazer?

A segurança está em assumir desde cedo o controle da própria carreira, prevendo esse tipo de situação. E, se for surpreendido, relembrar suas conquistas para resgatar a auto-estima, descobrir nichos, avançar, ocupar espaços e realizar todo o seu potencial. Porque a partir desse desafio você pode encontrar novos sentidos para a sua vida.

Seja qual for a sua idade, sexo, credo, raça ou posição social, onde quer que se encontre agora, e, independentemente do que aconteceu até então, o que passou, passou. E o mais importante para você realizar tudo o que decidir é o seu próximo passo. Porque se fizer a escolha certa, progredirá em direção dos resultados que deseja. Constatando isso, sentir-se-á motivado a dar outro passo, depois mais um e outro mais, até conquistar o seu objetivo.

A questão é optar por uma meta estimulante, compensadora, que exija o melhor de si, e que esteja ao seu alcance realizá-la. Porque à medida que for vencendo os desafios a que se propor estará preparando-se para maiores conquistas. Então decida o quer; desenvolva um plano de ação e vá em frente, porque o tempo rasteja quando se é jovem, e voa com o passar dos anos. Mas sempre é tempo de começar; enquanto houver vida.

Siga adiante com determinação e coragem adicionados a perseverança, esperança e compromisso, que são atributos importantes em qualquer situação. Pois, a atitude certa funciona até no reino animal.

Se for o caso, agradeça a oportunidade que a vida lhe deu, para sair da zona de conforto e apreciar novas experiências. Renove o seu espírito aventureiro e vá atrás delas, onde quer que se encontrem, pois você é livre para escolher a direção que vai seguir e as opções que fará. E se você for suficientemente determinado, construir o que decidir será tão-somente uma questão de tempo.

----------- 

Roberto Vieira Ribeiro é coach com dupla formação internacional, têm uma centena de clientes em vários estados do Brasil os quais atende via internet, telefone e presencialmente. Seu foco são os executivos, em especial, diretores, gestores, supervisores, profissionais liberais e empreendedores.

Este texto faz parte do livro Assim é que se faz, Desenvolvimento pessoal e profissional, de sua autoria. Outros textos, informações a respeito do seu trabalho e produtos estão disponíveis no http://www.motivacaoeresultados.com.br.  

Contatos podem feitos pelo e-mail roberto@motivacaoeresultados.com.br.





Por Roberto Vieira Ribeiro

Outros Artigos

Mentoria Tradicional x Mentoria Estratégica

Algo que pode transformar o processo de desenvolvimento e aprendizagem.Quando pensamos em mentoria, imediatamente nos passa pela mente a figura de um "pai" ensinando algo ao seu "filho". Ou seja, alguém com muita experiência passando conhecimentos para outra pessoa. ...

por Renato Ricci

A Importância dos Valores na Construção de uma Cultura de Alto Desempenho

Resumo Valores estão no cerne da tomada de decisões. Quando trabalhamos em uma organização cuja cultura está alinhada com nossos valores pessoais, nos sentimos libertados. Somos capazes de nos dedicarmos integralmente ao trabalho. Trazemos ...

Barret Values Centre - Richard Barrett

O grande segredo: uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco

O sucesso depende de todos os elos da corrente, mas uma pessoa só vai até onde o elo mais fraco permite ir. De acordo com Peter Drucker, “O dever fundamental da Administração é tornar possível às pessoas o trabalho ...

por José Augusto Wanderley

As mulheres e a negociação: sutis e persuasivas

“Não resta a menor dúvida de que as mulheres desenvolveram uma série de competências que são extremamente importantes para o sucesso numa negociação” Mais do que em qualquer outra época da história, as ...

por José Augusto Wanderley

Alguns motivos pelos quais saber negociar é indispensável para o sucesso de qualquer profissional

Se você quiser que uma outra pessoa decida e aja a seu favor e não contra você, a negociação é o caminho. O que pessoas, empresas ou nações são hoje é fruto das decisões e ações que fizeram ...

por José Augusto Wanderley